Seja bem vindo!

Caro leitor,







Seja bem vindo em meu blog, participe, deixe sua opinião e principalmente sua dúvida como pai ou educador.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Para começar a resolver a relação com seus filhos: identifique o problema

Caros amigos,

Fiquei muito feliz com o número de acessos em poucos dias e agradeço dedicar seu tempo a leitura e reflexão sobre a psicologia infantil.
Pode ser que você tenha se identificado com alguns dos itens da postagem anterior e enfrente um dilema diário de como educar seus filhos.
Vamos a partir de hoje pensar em uma maneira diferente de resolver esse dilema?
Meu método é um processo, e por isso é conquistado passo a passo, não é mágica e nem milagre, por isso realmente funciona.
O primeiro passo é identificar o problema.
Faça uma lista de todos os comportamentos de seu filho que julgue atrapalhar o relacionamento familiar ou social.
Exemplo: birras, mau comportamento na hora das refeições ou na hora de dormir, brigas com irmãos, agressividade, etc.
Assim que definir quais são esses comportamentos, pense em que ocasião acontece e com que freqüência, dessa forma você deverá chegar a no máximo três comportamentos negativos mais importantes.
Converse com seu parceiro (a) ou com alguém próximo que também conviva com a criança, para verificar se pensam da mesma forma que você sobre esses comportamentos.
Outra questão importante a ser pensada é qual a idade do pequeno, na próxima postagem listarei alguns comportamentos que são esperados em cada faixa etária, assim fica mais fácil saber o que vai passar com o amadurecimento e o que realmente é um mau comportamento.
Um ótimo final de semana para todos vocês e continuem acompanhando.

Um abraço

Beatriz

2 comentários:

  1. Olá Dra. Beatriz!
    Educar os filhos não é nada fácil, mas é muito gratificante! Se o casal tiver um bom diálogo, uma boa relação fortalece a família e fica muito mais fácil!
    Bom final de semana!

    Quero lhe convidar para ver e comentar ‘OS POMBOS DA PRAÇA XV E OS CHINESES DA HONG KONG’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dra. Beatriz!

    Gostaria de te fazer uma pergunta .. tenho um filho que hoje esta com 1 ano ele é muito arteiro e quando falamos com ele parece que nao tem ninguem falando ele continua na arte ate eu ou meu marido brigarmos com ele para que ele pare de fazer passado alguns minutos ele volta a fazer a mesma coisa como poderia me proceder para ter um resultado melhor e que ele ouça que estamos falando para nao mexer? .

    ResponderExcluir